domingo, março 08, 2009

3 Pesos, 1 Medida

Existem alturas onde nos encontramos profundamente mergulhados em pensamentos e decisões. É nestas alturas que se pensa nas mais variadas situações, eu tenho dado por mim a pensar no meu futuro profissional. Digo desde já que não é, de todo, fácil.

Desde pensar em adiar os estudos ( Licenciatura em Multimédia ), mais concramente Novas Tecnologias de Comunicação em Aveiro na UA e Comunicação e Design Multimédia em Coimbra na ESEC. O possibilidade de estudar, em qualquer um destes cursos, seria fantástica... É sem dúvida uma área que agrada, no entanto, nem tudo são rosas.

Encontro-me neste momento a trabalhar na Vigilância Privada, emprego chato, rotineiro, monótono e sem qualquer perspectiva futura. É isto que quero para o meu futuro a longo prazo ? Obviamente que não, a curto prazo é tudo muito giro porque acaba por ser " dinheiro bom ". Este é o primeiro peso, como menos peso.

Tenho possibilidade de ingressar numa empresa enorme a nível nacional, no que ao mercado diz respeito. Em nada está ligada à área da Informática, oferece sim possibilidade de ascenção na carreira. Mas a longo prazo, o trabalho por turnos ganha algum peso numa decisão ponderada. Estou neste momento a fazê-los, é a evitar a tudo custo... O dinheiro não é mau, mas será o único aspecto, aliado à forte posição da empresa no país e na segurança que dá aos seus trabalhadores, de aproveitar ?

Licenciatura, ( a quanto obrigas ), e a maldita crise.
Já nem falo da crise, porque muito francamente, já me cansei de tanto a discutir. Quanto à licenciatura... digamos que é, sem qualquer dúvida aquilo que mais gostava fazer. O problema prende-se ao eterno e problemático dinheiro. Prende-se também ao que se poderá suceder daqui a três anos, is it worth it ? Tenho 21 anos, acabo o curso com 24, and then what ? Será que a crise já passou ? Será que terei possibilidades de fazer aquilo para que estou instruído ? Será que posso pensar em coisas pessoais mais sérias ?

Em suma, será que a universidade, neste momento é um caminho certo ?

Sem comentários: